sexta-feira, 6 de maio de 2011

Silvana Culetto A Encantadora de Pássaros

Hoje, logo ao chegar na Esplanada dos Ministérios, vi alguns pombos pousados nas grades que cercam o STF na Praça dos Três Poderes e pensei em fotografá-los. Antes de chegar próximo à cena vi uma mulher passando e os pombos todos se agitarem.
Comecei a fotografar e, enquanto a mulher andava os pombos a cercavam e eu atrás fotografando. Ela parou no monumento de Niemayer chamado de Pombal.


Essa mulher se chama Silvana Culetto. Funcionária Pública, Silvana alimenta os pombos na Praça do Povo como ela gosta de enfatizar.
Silvana tem a colaboração de um cadeirante que limpa o Pombal da Praça. Todos os dias antes de ir trabalhar Silvana alimenta os pombos.

10 comentários:

  1. MÃE TERRA PEDE SOCORRO: Ouvi falar que estão sumindo os sapos da lagoa/Assim como a onça pintada, a juriti do cerrado/E tantos outros pássaros e animais Que sempre povoaram a terra!/Tudo está mudando tão rapidamente/Onde era mata,/Agora é i...nvernada de fazendeiro/Que cria bois/No deserto do amanhã/Eu vejo rios de lodo e podridão/Num verdadeiro lamaçal de dejetos/Em esforçados serpenteios até desembocarem ao mar/Mar este, que sempre bramiu nivelado/E agora também dá sinais de alteração!/Será culpa do “bicho homem”?/Sintam-se culpados aqueles que: Entopem a terra e o céu com poluentes/Desde a baforada de um simples cigarro/Até as chaminés das fábricas/Seja por ignorância, dinheiro,/Poder ou puro egoísmo./Até quando este sêr ferirá a terra?/Tudo está se transformando tão rapidamente/Agoniza-se o meio ambiente/Em nossa frente, em nossas mãos/Todos somos culpados e testemunhas...
    Do céu que anda todo esmaecido/Pela fumaça do fogo que arde nas florestas virgens/Pelo vômito poluente dos combustíveis/Dos carros e das malditas chaminés/Frutos de uma tecnologia ultrapassada/Reflexo da desordem humana estabelecida/Que intoxica até os sapos na lagoa/E faz sumir o canto da cotovia/Fendeu-se a manta protetora do nosso planeta/E estão penetrando raios que não deviam/O sol que antes só aquecia/Hoje queima, como se fosse uma grande boca de fornalha acesa/E a natureza chora lágrimas de chuva ácida/Que agonia!/Mas ainda é tempo, enquanto é dia/De proteger o que restou de nossas florestas densas...
    Nossos mares, rios e nascentes/Evitando-se todo tipo de poluentes/Para manter-se vivo o meio ambiente/Habitat natural também do ser humano racional/Que deveria pensar no bem estar dos que vivem aqui/E dos que ainda estão por vir para abraçar a terra/Em forma de abraço de mãe...
    NOSSA MÃE TERRA!!

    ResponderExcluir
  2. Sensibilização Ambiental Sem Fronteiras... Por Um Mundo Melhor!!
    S.O.S MEIO AMBIENTE!!
    "Somos todos responsáveis pela situação atual do meio ambiente e sabemos disto, mas enquanto a situação ambiental não mudar, devemos lembrar...
    Não podemos continuar a observar a natureza como se ela fosse, simplesmente, uma bela paisagem; como se estivéssemos a contemplar uma obra de arte; como se fôssemos meros espectadores deste espetáculo. Somos parte dela e devemos viver sentindo na alma a essência da nossa própria natureza.
    Colaboradora: Silvana da Silva Culetto
    Vamos voltar a sentir nossas raízes, somos filhos da Terra. Vamos pegar um grão de areia e observá-lo alguns segundos, sentindo que este minúsculo grão ajuda a construir o Universo."

    ResponderExcluir
  3. Sensibilização Humanitária e Ambiental Sem Fronteiras... Por Um Mundo Melhor!!

    "QUANTO AOS ANIMAIS: FALEMOS POR ELES, POIS NÃO PODEM FALAR. LUTEMOS POR ELES, POIS NÃO PODEM REVIDAR."

    "Oração pela Natureza: Senhor Deus, maravilhoso Criador, Oro a Ti pela Natureza com tudo que nela há. Oh Deus! Os belos pássaros com seus cantos, As montanhas e os bosques verdejantes. Os rios de águas cristalinas que correm com a sua melodia sobre as pedras. Os peixes de todas as formas e cores, o imenso mar. Senhor protege a Tua obra contra a destruição. Renova a vida, Senhor, das florestas e impede a extinção de animais. Teus rios estão virando lama, interrompe meu Deus, esta catástrofe! Que o mar continue a conter vida em abundância. Dá sabedoria aos homens para preservar, Senhor, dá a eles respeito e amor pelos seres viventes que colocaste sob a responsabilidade deles. Que a seiva da vida nunca deixe de correr, que a Mãe Natureza continue bela e que toda a tua criação possa espelhar o Teu Amor. Obrigada, Senhor."
    Colaboradora: Silvana da Silva Culetto

    ResponderExcluir
  4. Sá e Guarabira : Estrela Natureza

    http://letras.kboing.com.br/sa-e-guarabira/estrela-natureza/

    Estrela natureza precisamos demais
    De ter sempre por perto
    Na calma e santa paz
    Nos morros e nos campos
    No sol e no sereno
    Zelando por florestas
    Cuidando dos animais
    Mulher, e Mãe de todo
    O que será de nós
    Se a força do inimigo,
    Calar a tua voz
    Que sai dos passarinhos
    Dos mares e dos rios
    Dos vales preguiçosos
    Dos velhos pantanais.

    Colaboradora: Silvana da Silva Culetto

    ResponderExcluir
  5. Sensibilização Humanitária e Ambiental Sem Fronteiras... Por Um Mundo Melhor!!

    Quem deve cuidar do Planeta? TODOS NÓS!!!

    EMBRULHE OS CHICLETES ANTES DE JOGÁ-LOS FORA: Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os pássaros comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem o chiclete grudando em seu bico, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés... mas acabam sufocados.
    Por favor, embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo. Além disso, você ajuda a NATUREZA!!!

    -----------

    Reflexão...
    Lembremos os sinistros ocorridos recentemente no Rio de Janeiro, Pernambuco, dentre outros...

    Sobradinho - Sá e Guarabyra
    O homem chega, já desfaz a natureza
    Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
    O São Francisco lá pra cima da Bahia
    Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
    E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar
    O sertão vai virar mar, dá no coração
    O medo que algum dia o mar também vire sertão
    Adeus Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
    Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir
    Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
    Por cima da cachoeira o gaiola vai, vai subir
    Vai ter barragem no salto do Sobradinho
    E o povo vai-se embora com medo de se afogar.
    Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
    Pilão Arcado, Sobradinho
    Adeus, Adeus...
    http://letras.terra.com.br/sa-guarabyra/356676/

    Colaboradora: Silvana da Silva Culetto

    ResponderExcluir
  6. Sensibilização Humanitária e Ambiental Sem Fronteiras... Por Um Mundo Melhor!!

    SOB O SOL (MARCUS VIANA & SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA
    Sobre as nossas cabeças um sol
    Sobre as nossas cabeças a luz
    Sob as nossas mãos a criação
    Sobre tudo que mais for do coração
    Luz da fé que guia os fiéis
    Breu deserto sem água e sem pão
    Faz pedras de um rio brotar
    Faz do céu chover forte um manar
    Quebra o vaso de barro do teu coração
    Com o melhor vinho do teu amor
    Depois quer a lei que ele se perca no chão
    E floresça um deserto a seus pés
    Regando as areias,recriando regatos e as luzes do Éden das flores
    Na terra dos homens,no circo dos anjos guardiões,implacáveis no céu
    Dançamos a dança da vida no palco do templo de atos de DEUS.
    Árvore santa dos sonhos,os frutos da mente são meus e são teus
    Nossos segredos guardados enfim revelados nus sob o sol
    Segredos de DEUS tão guardados
    Enfim revelados nus sob o sol

    http://www.kboing.com.br/marcus-viana/1-1050133/

    -----------

    "Reflexões Sobre a Questão Ambiental...

    "Se adestram animais, se cultivam plantas e se educam os seres humanos... Poderíamos dizer que o cultivo, o adestramento, a educação passam pela vida.

    Na história da experiência de viver que caracteriza a experiência de outros animais, das árvores e da experiência humana, nós, homens e mulheres, fomos os únicos capazes de inventar a existência.

    O momento que a vida foi virando existência se situaria exatamente quando a vida se soube vida: quer dizer, quando o ser vivo, virando ser existente, se soube vivendo e foi capaz de pensando, falar o pensamento preso ao concreto e ao real. Nesse momento, a vida não apenas se soube vida, mas soube que sabia. Aí começa a possibilidade da distorção e da deterioração da vida que possibilitou a existência.

    A invenção da existência deu-nos a possibilidade de estarmos não apenas no mundo. Eu posso mudar o mundo e é fazendo isso que eu me refaço. É mudando o mundo que eu me transformo também.

    Homens e mulheres inventam a história que eles e elas criam e fazem. E é exatamente a história e a cultura que homens e mulheres criam e fazem, a cultura alongando-se sobre a história, a história voltando-se sobre a cultura, que gera a necessidade de educar. A educação nasce na relação entre a cultura e a história, dentro da cultura e da história. Por isso não se faz educação sobre a cabeça de ninguém: se faz educação no contexto histórico, no contexto cultural.

    É por isso também que ela não pode ser neutra: não há, nunca houve, nem vai haver neutralidade educacional. Uma das consequências da invenção da existência foi a impossibilidade da neutralidade da criação.

    Nós temos de colocar a existência decentemente frente a vida, em sua dialeticidade, DE TAL MANEIRA QUE A EXISTÊNCIA NÃO MATE A VIDA E QUE A VIDA NÃO PRETENDA ACABAR COM A EXISTÊNCIA, PARA SE DEFENDER DOS RISCOS QUE A EXISTÊNCIA LHES IMPÕE. ISSO PARA MIM FAZ PARTE DESSA BRIGA PELO VERDE.

    LUTAR PELO VERDE, TENDO CERTEZA DE QUE SEM O HOMEM E A MULHER O VERDE NÃO TEM COR." Paulo Freire.

    Colaboradora: Silvana da Silva Culetto
    Meio Ambiente...
    "Eu sempre te amarei, onde estiver estarei..."

    ResponderExcluir
  7. Sensibilização Humanitária e Ambiental Sem Fronteiras... Por Um Mundo Melhor!!

    SEMENTES DO AMANHÃ - ERASMO CARLOS
    http://letras.kboing.com.br/erasmo-carlos/sementes-do-amanha/

    Ontem o menino que brincava me falou
    Que hoje é semente do amanhã
    Para não ter medo que esse tempo vai passar
    Não se desespere não, nem pare de sonhar
    Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
    Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
    Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
    Nós podemos tudo
    Nós podemos mais
    Vamos lá fazer o que será...

    ----------

    Os 3 últimos desejos de “ALEXANDRE O GRANDE”:

    1. Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;

    2. Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata, ouro, e pedras preciosas;

    3. Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

    Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos,

    perguntou a “ ALEXANDRE O GRANDE” quais as razões desses pedidos e ele explicou:

    1. Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;

    2. Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

    3. Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

    Pense nisso..



    Colaboradora: Silvana da Silva Culetto
    Meio Ambiente...
    " Eu sempre te amarei, onde estiver estarei... "

    ResponderExcluir
  8. Sensibilização Humanitária e Ambiental Sem Fronteiras... Por Um Mundo Melhor!

    Uma história de amor aos pássaros... Um legado de infância: TV SBT

    http://www.youtube.com/watch?v=RXur62eg_Fc

    --------

    Manifestação Anti Experimentação Animal e Anti Vivisecção
    Brasília na luta contra a vivissecção.
    Neste sábado (16), em seis capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) e também em Portugal ativistas em defesa dos direitos animais realizarão manifestações públicas pelo Dia Internacional de Protesto contra a Experimentação em Animais e a Vivissecção.

    http://www.youtube.com/watch?v=IndnFw2taWM&feature=youtu.be

    Colaboradora: Silvana da Silva Culetto

    ResponderExcluir
  9. Repassando... "Não entendo através de que acidente e em que estado de espírito foi que a primeira pessoa sujou sua boca com sangue e levou seus lábios em direção à carne de uma criatura morta, pôs mesas de corpos mortos em decomposição e ousou chamar de alimento e nutrição as partes que pouco antes haviam bramido e chorado, e movimentavam-se e viviam. Como poderiam os olhos suportar a matança em que as gargantas eram perfuradas, a pele esfolada e os membros arrancados? Como poderia seu nariz agüentar o fedor? Como é que a contaminação não ensombrava seu paladar, o qual fazia contato com as misérias dos outros e sorvia os sucos e os soros de feridas mortais? Certamente não são leões e lobos que comemos para defesa pessoal; pelo contrário, ignoramos estes e chacinamos criaturas dóceis e inofensivas, sem presas ou dentes para nos atacar. Por um pouco de carne tiramos-lhes o sol, a luz e a duração de suas vidas a que elas têm direito por seu nascimento e por sua existência." (Plutarco)

    A covardia coloca a questão: É seguro? O comodismo coloca a questão: É popular? Mas a consciência coloca a questão: É correto? E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que essa é a atitude correta. Martin Luther King Jr

    ...e estou à espera de que os animais e as florestas exijam a terra de volta; e estou à espera de que os amantes e os sofredores se deitem lado a lado para o novo nascimento do milagre. (Lawrence Ferlinghetti)

    “Olhei para os animais abandonados nos abrigos (CCZ’s, ruas, estradas, mercados, universidades, laboratórios...) Os renegados da sociedade humana. Vi em seus olhos amor e esperança, medo e horror, tristeza e certeza de terem sido traídos. Eu me revoltei e rezei: Deus, isso é horrível! Porque o senhor não faz nada a respeito? E Deus respondeu: EU FIZ! EU CRIEI VOCÊ!”

    "Animais nos ensinam em silêncio o que somos incapazes de entender num diálogo".
    Não gosta de animais? Mantenha distância!
    São maravilhosos!!! Sou um aprendiz deles.

    "A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior – engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo." (Olympia Salete)"
    Colaboradora: Silvana da Silva Culetto
    Encantadora de Pássaros e Palestrante Ambiental com foco nos Multiplicadores.

    ResponderExcluir
  10. "Se eu fosse aquilo
    Quando aquilo apareceu na cidade, teve gente que levou um susto.
    Teve gente que caiu na risada.
    Teve gente que tremeu de medo.
    E gente que achou uma delícia.
    E gente arrancando os cabelos.
    E gente soltando rojões.
    E gente mordendo a língua, perdendo o sono, gritando viva, roendo as unhas, batendo palma, fugindo apavorada e ainda gente ficando muito, muito, muito feliz.
    Uns tinham certeza de que aquilo não podia ser de jeito nenhum.
    Outros também tinham certeza.
    Disseram : — Viva! Que bom! Até que enfim!
    Muitos ficaram preocupados. Exigiram que aquilo fosse proibido. Garantiram que aquilo era impossível. Que aquilo era errado. Que aquilo podia ser muito perigoso.
    Outros, tranquilos, festejaram, deram risadas, comemoraram e, abraçados, saíram pelas ruas, cantando e dançando felizes da vida.
    Alguns, inconformados, resolveram perseguir aquilo. Disseram que aquilo não valia nada. Disseram que era preciso acabar logo com aquilo ou, pelo menos, pegar e mandar aquilo para bem longe.
    Muitos defenderam e elogiaram aquilo, juraram que aquilo era bom. Que aquilo ia ser melhor para todos. Que esperavam aquilo faz tempo. Que aquilo era importante, bonito e precioso.
    Alguém decidiu acabar com aquilo de qualquer jeito.
    Mas outro alguém disse: Não! E foi correndo esconder aquilo, devagarinho, no fundo do coração."

    ResponderExcluir